quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

JOSUÉ

JOSUÉ
Alguma vez você já concordou em assumir uma posição de responsabilidade que não desafiava apenas sua capacidade, mas também envolvia substituir alguém bem sucedido e altamente respeitado? Consegue lembrar -se do medo que enfrentou?
Josué experimentou sensações parecidas quando chegou sua hora de liderar o povo de Israel até a Terra Prometida. O livro de Josué começa com Deus falando pessoalmente com ele a respeito de seu chamado para assumir a liderança do ponto onde Moisés havia parado. Josué deve ter lutado muito contra o medo e as limitações, mas Deus não poupou esforços para assegurá-lo de sua presença e poder, orientando -o a deixar o medo para trás e a mover-se em direção á ação corajosa. (cap. 1:8,9).
A forma grega do nome de Josué é Jesus. Muitos comentaristas entendem que Josué foi um modelo prévio de liderança que Cristo proporcionaria ao resgatar -nos do pecado e da morte, e conduzir -nos ao descanso espiritual.
Quando Josué conduziu os Israelitas á vitória e á posse da Terra Prometida, eles enfrentaram muitos dos mesmos desafios que você enfrenta hoje. Embora o sentimento da perda de Moisés tivesse sido grande, os Israelitas aprenderam a amar e a respeitar seu novo lider. Eles se conscientizaram de suas próprias fraquezas  á medida que oscilavam entre o medo  dos inimigos e a fé em Deus. Os Israelitas aprenderam a receber a juda do Senhor mesmo quando ela vinha de fontes improváveis. Eles descobriram que o pecado de um indivíduo podia afetar toda comunidade. Eram zelosos em relembrar como Deus os conduzira e cuidara deles de maneira poderosa.
O livro de Josué registra o cumprimento da promessa que Deus fez a Abraão, de que por meio dele estabeleceria uma grande nação e a conduziria a uma terra que seria sua (Gn12:1,2). Embora Deus tivesse dado as dimensões da Terra Prometida a Abraão, e Moisés tivesse conduzido o povo pelo deserto até a Terra Prometida, grande parte dela ainda precisava ser conquistada. Josué, o lider escolhido por Deus para a ultima parte da jornada de Israel, nos mostra, com seu exemplo, o que é possível fazer quando se permanece fiel a Deus, vencendo o medo e atendendo ao chamado dEle.
1 - Josué torna-se o lider de Israel e é encorajado por Deus. Cap. 1
2 - Os Israelitas atravessaram o rio Jordão e conquistaram Jericó com uma ajuda inesperada. Cap. 2 ao 6
3 - O pecado de uma pessoa afeta toda a comunidade. Cap 7
4 - A vitória de Ai . Cap 8
5 - Os Gibeonitas enganam os Israelitas Cap. 9
6 - Deus luta ao lado de Israel. Cap. 10 ao 12
7 - Os líderes Israelitas trabalham juntos para dividir a terra de forma justa. Cap. 13 ao 22
8 - Josué lança um lembrete e um desafio aos Israelitas. Cap. 23:1 e 24:15
9 - Um compromisso renovado. Cap. 24:16-28
10 - A morte de Josué. Cap. 24: 29-33
      "Estudem o livro de Josué"
enviado pela amiga Marcelina 
eca

Nenhum comentário: