sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como se forma um paradigma?

“ Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima. Toda vez que um dos macacos começava na subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos.
Passado certo tempo, toda vez que qualquer dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a água gelada).  Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.
Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez foi tentar subir na escada. Imediatamente os demais começaram a espancá-lo. Após várias surras o novo membro dessa comunidade aprendeu a não subir na escada, embora jamais soubesse por que.
Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os demais, do espancamento.
Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando de suas tentativas para subir na escada.
O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todo macaco que tentasse subir na escada.
Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir na escada … Aposto que a resposta seria:
“Eu não sei. Essa é a forma como as coisas são feitas por aqui.”
Isso, ou esse comportamento, essa resposta, não te parecem familiar?”
 +++

Desconheço a autoria deste texto, mas ele cita perfeitamente  nossa vida pessoal e profissional convivendo com paradigmas, resistência a mudanças culturais.
A falta de questionamento de determinada cultura seja ela pessoal ou profissional forma uma resistência as mudanças tanto do escalão superior de uma empresa quanto dos subordinados desta.











paradigma
[Do gr. parádeigma, pelo lat. tard. paradigma.]
Substantivo masculino.
1.Modelo, padrão, estalão:
“D. Luís de Meneses .... parece constituir o paradigma da síntese ideal .... entre a coragem militar e o academismo cultural.” (Antônio José Saraiva e Óscar Lopes, História da Literatura Portuguesa, pp. 455-456).
2.Termo com o qual Thomas Kuhn (v. kuhniano) designou as realizações científicas (p. ex., a dinâmica de Newton ou a química de Lavoisier) que geram modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.
3.E. Ling. Conjunto de formas flexionais de uma palavra.
4.E. Ling. Modelo para a flexão de uma dada classe de elementos: o verbo amar serve de paradigma à primeira conjugação. [V. conjugação e declinação.]
5.E. Ling. Conjunto de elementos lingüísticos que podem ocorrer nos mesmos ambientes. [Cf. sintagma.]

Paradigma defectivo. 1. E. Ling. Paradigma (3) a que faltam formas, como ocorre com os verbos defectivos portugueses.

 Dicionário Aurélio

 

 

eca



Nenhum comentário: